No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia.
Gênesis 1:1,2 (NVI)
Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.
Gênesis 1:3 (NVI)
Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.
Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite.
Gênesis 1:4,5 (NVI)
Depois disse Deus: “Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas”.
Gênesis 1:6 (NVI)
E disse Deus: “Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca”. E assim foi.
Gênesis 1:9 (NVI)
Então disse Deus: “Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies”.
Gênesis 1:11 (NVI)
Disse Deus: “Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos.”
Gênesis 1:14 (NVI)
Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite.
Gênesis 1:16 (NVI)
Disse também Deus: “Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves sob o firmamento do céu”.
Gênesis 1:20 (NVI)
E disse Deus: “Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie”. E assim foi.
Gênesis 1:24 (NVI)
Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
Gênesis 1:26 (NVI)
No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
Gênesis 2: 2,3 (NVI)
A luz é um tipo especial de energia que não necessita de um meio físico para se propagar. A luz do Sol demora aproximadamente oito minutos para chegar à Terra, e viaja 300 mil quilômetros por segundo, no vácuo espacial. Ela é vital para a manutenção da vida no Planeta Terra.
A quantidade de calor emitida pelo sol, a distância que a estrela está da Terra, a inclinação do eixo da Terra e até a velocidade de rotação do planeta resultam em temperaturas apropriadas para a vida humana e na distribuição das estações do ano (que garantem uma vegetação diversificada).
A atmosfera da Terra possui a proporção certa de gases para a manutenção da vida. Os 21% de oxigênio que estão na atmosfera protegem a Terra de grandes quantidades de raios ultravioletas. O crescimento das plantas e as oscilações de temperatura são diretamente influenciados pela quantidade de gás carbônico que há na atmosfera, cerca de 0,03%. Já os 79% de nitrogênio são indispensáveis para a produção de proteína nas plantas, no processo conhecido como ciclo do nitrogênio.
Diferente da nossa atmosfera, as de outros planetas não permitem a manutenção da vida humana. Saturno, por exemplo, é um planeta tão extenso que seu campo gravitacional retém grandes quantidades de hidrogênio e hélio, mas não de oxigênio. Já o planeta Mercúrio é tão pequeno que seu campo gravitacional se quer retém gases.
A crosta da Terra foi planejada para sustentar a vida, e é nela que os seres humanos e os animais se reproduzem. Ela contém os elementos necessários para a manutenção da vida, como hidrogênio, nitrogênio, carbono e oxigênio.
O planeta Terra é o único com água suficiente para sustentar a vida. A água também é o habitat de muitos animais. Em invernos rigorosos, somente a supefície de lagos e rios congelam, formando uma camada de isolamento. Isso ocorre porque a água congelada é mais leve que a líquida, este fenômeno natural permite que a vida nos rios e lagos seja mantida. Segundo o jornalista Michelson Borges, no livro Por que Creio, “se a água não se comportasse dessa forma, os rios, lagos e mares ficariam congelados por inteiro no inverno”.
As plantas foram criadas com o propósito de manter a vida animal, pois convertem gás carbônico e água em oxigênio e nutrientes.
O Sol é essencial para vida na Terra. De acordo com o livro Por que Creio a estrela interfere na dinâmica atmosférica e oceânica, e é fonte na fotossíntese.
A Lua interfere no movimentos das marés oceânicas e sua órbita não permite mudanças na inclinação do eixo do planeta Terra.
Em águas profundas e escuras, golfinhos e baleias usam um sistema de orientação e de comunicação por meio do som, chamado sonar. A precisão desse sistema inspirou a invenção do sonar dos navios.
Por ser pequena, a bactéria pode até parecer um organismo simples, mas sua complexidade mostra que todos os seres vivos foram planejados por Deus. Esse pequeno organismo possui em sua membrana celular um aparato, o flagelo, que produz corrente elétrica ao bombear íons (principalmente de hidrogênio). De acordo com o livro Por que Creio, de Michelson Borges, essa corrente elétrica o faz girar, podendo controlar o deslocamento da bactéria com velocidades variadas.
O Ser Humano foi planejado por Deus com complexidade. O corpo é controlado e coordenado por mais de três trilhões de células nervosas, nove bilhões das quais situadas no córtex cerebral.