Você sabe identificar um verdadeiro profeta?

Começar

Parabéns!

Você acertou (R) de (T) perguntas

Você tem um conhecimento muito bom sobre o dom de profecia!
Continue assim e não se esqueça de compartilhar o que sabe :)

Foi um bom começo, mas pode melhorar

Você acertou (R) de (T) perguntas

Você tem um bom conhecimento sobre o tema, mas tropeçou em alguns pontos.
Esperamos ter contribuído para que você saiba mais sobre o dom de profecia.

Ahhh :(

Você acertou (R) de (T) perguntas

Mas não fique triste, o tema é mesmo complicado.
O importante é que agora você sabe mais sobre o dom de profecia.

Profetas somente falam de eventos futuros.

Verdadeiro Falso

Só existiam profetas nos tempos Bíblicos.

Verdadeiro Falso

O verdadeiro profeta tem suas profecias realizadas.

Verdadeiro Falso

Todos os profetas escreveram livros da Bíblia.

Verdadeiro Falso

Profetas reconhecem todo o ensino bíblico a respeito de Cristo.

Verdadeiro Falso

Os profetas devem produzir bons frutos.

Verdadeiro Falso

Deus usou apenas homens como profetas.

Verdadeiro Falso

Um sonho ou uma visão pode contradizer a Bíblia.

Verdadeiro Falso

Profetas recebem visões acompanhadas de fenômenos físicos.

Verdadeiro Falso

Os profetas vivem de acordo com a lei de Deus.

Verdadeiro Falso
Correto Tempo esgotado Errado

Falso. A profecia é um dom concedido pelo Espírito Santo aos homens, que consiste em receber uma mensagem diretamente de Deus e levá-la às pessoas. Essa mensagem pode consistir em orientações, advertências ou estímulos. Profeta é portanto alguém que se torna porta-voz de Deus, não necessariamente alguém que consegue ver o futuro.

Falso. A Bíblia ensina que os dons concedidos por Deus, inclusive a profecia, existiriam até a volta de Cristo, quando não mais serão necessários (1Co 13:8-12).

Verdadeiro. A função principal de um profeta é transmitir a mensagem de Deus, e não fazer predições. Mas, quando estas são feitas, devem ter um cumprimento exato. Moisés esclarece: “Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor? Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor” (Dt 18:21, 22).

Falso. Apesar da Bíblia ser o resultado mais notável da atividade dos profetas, esse não é o único meio pelo qual eles se manifestam. Diversos profetas mencionados nas Escrituras não escreveram nenhuma parte da Bíblia. Entre eles, podemos citar Natã, Gade (1Cr 29:29), Aías, Ido (2Cr 9:29), Semaías (2Cr 12:15), Jeú (2Cr 20:34) e Hozai (2Cr 33:19).

Verdadeiro. Todos os falsos profetas ao longo da história falaram de maneira equivocada sobre Cristo. Para alguns, Ele era um dos espíritos que emanam de Deus, e não um ser humano real. Para outros, Jesus foi um grande mestre, mas não verdadeiramente Deus. O apóstolo João, no entanto, declara que o profeta deve ensinar a verdade a respeito de Cristo (1Jo 4:1-3). Um profeta precisa reconhecer que Cristo é tanto Deus como homem (Jo 1:1, 14).

Verdadeiro. Embora os ensinos de um profeta sejam importantes, os resultados práticos de sua mensagem também devem ser analisados. O verdadeiro profeta deve ajudar outras pessoas a desenvolver um relacionamento mais íntimo com Cristo e a compreender melhor os ensinos bíblicos.

Falso. De tempos em tempo, Deus escolheu tanto homens quanto mulheres para tornarem-se portadores do dom profético. A Bíblia relata a existência de 7 profetisas: Miriã (Êx 15:20), Débora (Jz 4:4), Ana (Lc 2:36) e as quatro filhas de Filipe (At 21:8, 9). Na era moderna outras mulheres também receberam o dom da profecia, como Ellen White, que durante 70 anos de ministério recebeu mais de 2 mil visões e sonhos e escreveu mais de 100 mil páginas destacando a Bíblia como base de fé e prática.

Falso. O dom de profecia não deve superar as Escrituras ou acrescentar algo a elas, uma vez que o cânon sagrado já está completo. Seu objetivo é destacar a Bíblia como base de fé e prática, explicar seus ensinamentos e aplicar seus princípios ao viver diário. Um profeta precisa estar em plena harmonia com os ensinos da Palavra de Deus, porque o Espírito Santo, que fala através dos profetas, jamais Se contradiz (2Pe 1:20, 21).

Verdadeiro. Essa é uma das características dos verdadeiros profetas segundo a Bíblia (Dn 10:7-10). No entanto, somente a presença de fenômenos físicos não é prova suficiente do verdadeiro dom da profecia, pois Satanás também opera sinais (Êx 7:9-12).

Verdadeiro. Além de ser porta-voz de Deus, o profeta deve ter uma vida coerente com sua mensagem, porque “toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins” (Mt 7:17). O verdadeiro profeta deve viver segundo a vontade de Deus e levar outros a fazer o mesmo.

Continuar